|

Cerveja previne osteoporose nas mulheres, dizem
espanhóis
Aos
poucos alguns alimentos e bebidas começam a ser
regenerados pela ciência. Depois que cientistas
alemães descobriram que cerveja não causa a
famosa barriga, agora os espanhóis nos brindam,
trocadilhos à parte, com o fato de que o consumo
de cerveja fortelece a estrutura óssea feminina.
De acordo com o periódico especializado
Nutrition, o alto nível de silício na cerveja
previne o afinamento da estrutura óssea que leva
a fraturas e ainda aumenta a formação de ossos
novos. Além disso, a "loira" é rica em
fitoestrogênios, aqueles vindo de plantas, que
auxiliam em manter os ossos fortes.
A
pesquisa foi realizada com 1.700 mulheres
saudáveis com idade média de 48 anos. Após
responderem um questionário sobre seus hábitos
alcoólicos, elas passaram por um ultrasom da mão
e aquelas que afirmavam beber tinham ossos mais
densos. A escolha das mãos para o estudo dá-se
ao fato de que são nos ossos dos dedos que a
osteoporose geralmente aparece primeiro.
É bom
lembrar que segundo dados da Federação Nacional
de Associações de Pacientes e Combate à
Osteoporose, o número de dias passados em
hospitais por causa da fratura causados pela
doença é superior aos induzidos por problemas
como diabetes e infarto do miocárdio em mulheres
com idade acima de 45 anos.
Não é
necessário porém se embebedar para conseguir
algum resultado, mesmo porque as chances de cair
e quebrar alguma parte do corpo aumentam. Na
pesquisa espanhola, mesmo aquelas que foram
consideradas bebedoras eventuais (menos de uma
caneca por dia) tiveram o mesmo resultado das
que bebiam cerveja praticamente toda noite. A
mesma conclusão já havia sido alcançada em outro
estudo realizado pela Universidade Tufts dos
Estados Unidos no começo deste ano.
Fonte:
Especial para Terra, por Claudio R S Pucci
Postado por Izabel Cristina da Fonseca,
11
de março de 2010.
(11.594)

|